UBS do Pôr do Sol passará a atender especialidades médicas após reforma e ampliação
Parceria entre Prefeitura e Universidade Brasil fortalece a rede municipal de saúde
SAÚDE
A reforma e ampliação da UBS Dr. Gersino Mazzi, localizada no Jardim Pôr do Sol, representa um marco histórico para a saúde de Fernandópolis. A obra é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Fernandópolis e a Universidade Brasil, por meio do convênio COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde).
O prédio está sendo revitalizado e ampliado para abrigar diferentes especialidades médicas, distribuídas em três blocos. No prédio I, funcionará a pediatria, com cerca de oito médicos. O prédio II será destinado à clínica médica, com previsão de 18 especialidades. Já o prédio III será voltado à Ginecologia e Obstetrícia, com atendimento realizado por 11 médicos.
Entre as especialidades oferecidas estão hematologia, neurologia, dermatologia, otorrinolaringologia, ortopedia, urologia, endocrinologia, pneumologia, entre outras. Além disso, a população também contará com a Policlínica da Universidade Brasil, que atenderá pelo SUS municipal, oferecendo consultas em especialidades como oftalmologia, dermatologia, geriatria e cirurgia e outras.
Os atendimentos serão realizados exclusivamente mediante encaminhamento pelo CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), ou seja, por meio de referência da rede municipal.
O prefeito João Paulo Cantarella e o secretário municipal de Saúde, professor José Martins, acompanhados do proprietário da Universidade Brasil, José Fernando Pintos da Costa, visitou as obras da unidade. Segundo o prefeito, a iniciativa fortalece a rede de saúde do município. “É uma parceria com os nossos profissionais, junto com os profissionais que a Universidade disponibilizará para atuar nas especialidades, sempre prezando pelo bem-estar da nossa população”, destacou.
Após a visita à UBS, as autoridades também estiveram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Fernandópolis, que atualmente atende os 13 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Fernandópolis (Cisarf). Desde o ano passado, a administração municipal busca a elevação da UPA do porte I para o porte II.
Agora, por meio de mais uma parceria entre a Prefeitura, a Universidade Brasil e o Governo Federal, a reforma da unidade será viabilizada. De acordo com o secretário municipal de Saúde, professor José Martins, cerca de vár alunos da universidade passam diariamente pela UPA para a realização de estágios, o que motivou a proposta da parceria.
“Nós vamos realizar uma reforma ampla na UPA para oferecer um atendimento diferenciado para Fernandópolis e região. Vamos solicitar apoio para a transformação da UPA de porte I para porte II”, o proprietário da Universidade Brasil, José Fernando Pintos da Costa.
Esse apoio da Universidade, somado ao recurso destinado pelo deputado federal Fausto Pinato de R$1,2 milhões, contribuirá para o fortalecimento da rede municipal de saúde.
“Essa é uma luta conjunta. Articulamos o internato da Santa Casa e, agora, com uma forte parceria com a Universidade Brasil, passaremos a oferecer diversas especialidades para a população. Nosso objetivo é diminuir as filas de espera e garantir mais qualidade de vida, fazendo com que a saúde chegue a todos”, finalizou o prefeito.