Novos Agentes Comunitários da Prefeitura passam por curso introdutório

Novos Agentes Comunitários da Prefeitura passam por curso introdutório

Os novos agentes comunitários de Saúde da Prefeitura de Fernandópolis estão passando, desde a última segunda-feira, 13, por um curso introdutório. A qualificação é realizada por meio de uma parceria do pelo COAPS, UB, FEF e Secretaria Municipal de Saúde, sendo exigido à nível nacional para que os candidatos possam assumir o cargo.

As aulas seguem até a próxima sexta, dia 17, durante o dia todo, totalizando 40 horas e contam com a participação de 50 novos agentes. A qualificação foi dividida em diferentes temas, em que são abordados assuntos relacionados à prática e à conduta profissional dos candidatos, como as atribuições do cargo, o funcionamento dos sistemas de trabalho, o reconhecimento das áreas de atuação, Políticas Públicas de Saúde e Organização do SUS, dentre outros temas.

“O curso é uma forma de ajudar o agente a se situar no ambiente de trabalho e ter um direcionamento de como será a prática profissional deles. Os agentes comunitários de Saúde são imprescindíveis, eles auxiliam na vinculação da Unidade de Saúde com a comunidade”, comentou Viviane Domingos, coordenadora da Atenção Primária da Saúde.

 

 CURSO INTRODUTÓRIO

De acordo com a Lei 11.350, que dispõe sobre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS), é obrigatória a realização do curso Introdutório para ACS, que estabelece ensinamentos e regras para sua prática cotidiana no território, auxiliando-o em sua integração com a equipe, população, políticas públicas de saúde e promoção da saúde.