‘Fevereiro Roxo’ orienta sobre a conscientização de Alzheimer
NASF elabora programação especial informações referentes à doença
A cor roxa foi escolhida no mês de fevereiro para a conscientização do Mal de Alzheimer. Além do Alzheimer, a campanha Fevereiro Roxo também vem para conscientizar as pessoas sobre lúpus e fibromialgia, que são doenças diferentes, mas que apresentam dois pontos em comum: são doenças crônicas e incuráveis.
O objetivo da ação é orientar a população para que estas doenças sejam identificadas ainda na fase inicial, para que seus sintomas sejam controlados ou retardados, oferecendo melhor qualidade de vida aos pacientes acometidos por estas patologias.
Em Fernandópolis, o NASF- Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, da Secretaria Municipal da Saúde, realiza durante todo mês uma programação com atividades na Saúde do Trabalhador, envolvendo as 18 Unidades de Saúde do município e em organizações sociais.
SOBRE O ALZHEIMER
Para o Ministério da Saúde, a Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária. O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente. Com a progressão da doença, vão aparecendo sintomas mais graves como, a perda de memória remota (ou seja, dos fatos mais antigos), bem como irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).