NASF faz levantamento de acionados da unidade
Todo trabalho desenvolvido em 2.022 foi mapeado
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do NASF - Núcleo Ampliado da Saúde da Família, realizou um levantamento de acionamentos da unidade no ano de 2.022.
A pesquisa foi feita por cada região do município, a fim de conhecer diferentes necessidades territoriais e visando o melhor direcionamento das ações, que teve como proposta avaliar os atendimentos e demandas.
Com os dados em mãos será possível dar continuidade nas atividades de Educação em Saúde junto aos pacientes da Atenção Primária e população em geral de Fernandópolis, vendo as principais necessidades e demandas de cada setor.
A pesquisa contou com amostra de 411 solicitações de avaliações direcionadas pelas Unidades de Saúde aos profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Entre outras todas as informações obtidas, a amostra revelou que a maior parte dos acionamentos foi para pacientes do sexo masculino, 55% e 45% para o sexo feminino. As principais queixas registradas foram quanto aos Aspectos emocionais, AVC – Acidente Vascular Cerebral - e suas sequelas, distúrbios nutricionais, câncer, demências, pós-Covid, dentre outras.