Equipe da Odonto prepara consulta para verificação de doenças bucais no ‘Dia D’

Ação acontecerá no próximo sábado, 13, em todas as unidades de Saúde das 08h às 13h.

Equipe da Odonto prepara consulta para verificação de doenças bucais no ‘Dia D’

Anualmente acontece a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, sempre no mesmo período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Fernandópolis, a equipe de Saúde Bucal já intensifica seus trabalhos para orientar a população sobre a importância dosa cuidados com a saúde da boca.

No próximo sábado, 13, depois de tomar a vacina contra gripe, no ‘Dia D’, a população terá disponível uma consulta para verificação de doenças bucais realizada pelos profissionais especializados da Odonto, que vão verificar a condições dentárias e da boca, incentivando ações educativas e orientando sobre a importância da prevenção das doenças da boca. O atendimento em todas as unidades de Saúde será das 8h às 13h.

Fazer o exame é uma importante oportunidade para a pessoa saber se está tudo bem ou se há alguma patologia bucal e, caso constatado, possa dar início ao tratamento adequado.

“A cada ano as pessoas estão se conscientizando mais sobre a importância das visitas regulares ao cirurgião dentista e a prevenção em saúde bucal. Nossa principal proposta com a ação do próximo sábado é contribuir com àqueles que ainda não tem esse hábito, fazendo uma consulta e avaliação”, disse Drª Karina Gonzalez Camara, dentista coordenadora da Saúde Bucal no município.

 

 

SOBRE O CÂNCER DE BOCA

O câncer de boca está mais presente entre os homens e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos. Afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.

 Atitudes simples como abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis e boa higiene oral diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil.