Geo2024’: Prefeitura entra na fase final para atualização cadastral de imóveis
Trabalho vem sendo realizado nos últimos meses em todo o município de Fernandópolis
Nos últimos meses a Prefeitura de Fernandópolis vem realizado um trabalho avançado de mapeamento fotográfico em toda a extensão da área urbana do município. O objetivo é fazer uma atualização cadastral de todas as fachadas dos imóveis, semelhante ao street view do Google.
Esses dados serão armazenados em sistema próprio e é parte integrante do processo de georreferenciamento, com imagens de alta resolução e atualização ou criação da base cartográfica (mapa digital georreferenciado). Um veículo da empresa EGATI Engenharia & Negócios vem percorrendo todos os bairros captando as imagens, como também já foi feito a captação aérea, por meio de drones.
Com fotos aéreas de todos os imóveis do município é possível identificar facilmente as áreas territoriais e construções prediais e, assim, detectar e corrigir distorções nos tamanhos dos imóveis, possibilitando a regularização fiscal e a atualização do cadastro da Prefeitura. “O trabalho do Georreferenciamento é muito importante para a coletividade. Quando um morador aumenta seu imóvel, por exemplo, construindo um novo cômodo ou uma área externa, naquele local vai ter uma nova demanda no consumo de água e energia e até impacto de solo. Sem que exista o registro legal, todos os órgãos competentes ficam sem um planejamento correto para melhorias estruturais futuras, o que dificulta os projetos”, destacou o secretário municipal de Planejamento, Marcelo Nossa.