Fernandópolis entra em estado de alerta com baixa umidade relativa do ar

Incêndios florestais começaram a ser registrados no último final de semana

Fernandópolis entra em estado de alerta com baixa umidade relativa do ar

A Defesa Civil do município de Fernandópolis emitiu na tarde desta terça-feira, 26, um estado de alerta para a baixa umidade relativa do ar para os próximos dias. Na última quinta-feira, 21, às 15h, foi registrado na estação de monitoramento da Ciiagro, instalada na Universidade Brasil em Fernandópolis, 20,9% de umidade do ar, a menor em 2022.

Quando a umidade chega aos 12% já é considerado estado de emergência. No decorrer desta semana em Fernandópolis é esperado que o nível aproxime-se dessa porcentagem. Nesta quarta-feira, 27, a umidade deve ficar na casa dos 19%, na quinta-feira, 28, dos 18%, já na sexta-feira, 29, o índice deve ficar em 14% e no sábado, 30, a umidade se aproxima ao nível dos 16%, sem previsão de chuva.

“Durante essa semana já tivemos ocorrências de incêndios em áreas rurais de Fernandópolis com ação rápido do Corpo de Bombeiros e apoio da equipe da Defesa Civil. Estamos observando o início dessas queimadas também na região, então já estamos de prontidão trabalhando o trabalho ostensivo de combate as chamas e também o preventivo que é de extrema importância neste período”, destacou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Edmar de Oliveira.

 

CUIDADOS

- Evite atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados entre às 10h e 16h;

- Durante as tardes, mantenha úmido os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e idosos (usar balde de água, toalha molhada ou umidificadores de ar com certificação;

- Consuma líquidos, de preferência água fresca ou sucos naturais;

- Não queime a vegetação em terrenos baldios. Além de poluir o ar é crime ambiental;

- Se você vive em área rural capine as cercas e divisas de propriedades. Previna que incêndios na redondeza se alastre para seu terreno;

- Se ver alguém ateando fogo em terrenos baldios ligue urgente para a polícia e denuncie a ação. Você estará contribuindo com a cidade de Fernandópolis e a preservação do meio ambiente, além de evitar problemas de saúde.

 

TELEFONES ÚTEIS

Corpo de Bombeiros – 193

Defesa Civil – 3465-0150

Polícia Ambiental –  3442 6477