Atendimento: das 8h00 às 17h00 - Rua Bahia, 1264 - Centro - CEP: 15600-070 (Paço Municipal) - Fone: (17) 3465-0150

Fernandópolis lança Programa de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva das Mulheres e homens

Secretaria Municipal De Saúde - 29/08/2019

c0d3485be77ad9f663f9b0c1942c7b4fsaude_da_mulher.jpg

Projeto envolverá toda rede pública municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis está implantando o projeto ‘Agenda mais acesso, cuidado, informação e respeito à saúde das Mulheres e dos Homens’. A iniciativa tem em vista a ampliação e fortalecimento da atenção à saúde sexual e reprodutiva das mulheres e homens em todos os ciclos de vida (com ou sem deficiência) e a inclusão de ações estratégicas que envolvam os homens na sua trajetória reprodutiva e sexual, visando a promoção de saúde e redução de agravos.

As ações consideram a singularidade e diversidade de adolescentes, mulheres, homens, pessoas idosas e pessoas com deficiência, ampliando o seu acesso aos seus direitos sexuais e direitos reprodutivos. Para a realização do projeto, profissionais da Saúde serão capacitados por meio de oficinas de sensibilização e mobilização, nas Unidades Básicas, Academia Municipal da Saúde e equipes do NASF, totalizando 100% dos estabelecimentos da ‘Atenção Primária em Saúde’ do município.

 

Com essa iniciativa, a proposta é fazer com que as ações do projeto também ocorram de forma intersetorial, com formação de grupos de apoio formados nas seguintes áreas: Educação (escolas com jovens), Secretaria da Assistência Social e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), representantes da Sociedade Civil (Conselho/Associações), sendo multiplicadores dentro de suas equipes, ampliando assim a promoção de Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva para a população.

O grupo inicial em Fernandópolis é formado por uma equipe de especialistas: sendo elas: enfermeiras Selma Assunção, Lívia Moreira, Vandalice Clara e Viviane Carla Domingos, Diretora da Atenção Básica do município. O grupo tem como proposta, desenvolver, ampliar as ações e promover melhorias.