Cerca de 290 cadastros já foram atualizados no Mutirão do CaDúnico

Ação retornará na próxima segunda, 21, desta vez no CRAS IV

Cerca de 290 cadastros já foram atualizados no Mutirão do CaDúnico

A Secretaria Municipal da Assistência Social promove neste mês de novembro o 1º Mutirão do CadÚnico, uma ação com datas alternadas no CRAS do município.

Até o momento, cerca de 290 pessoas já foram atendidas no mutirão e tiveram seus dados atualizados, sendo cadastrados nos CRAS II e CRAS III. O atendimento retorna na próxima segunda e terça, dias 21 e 22, desta vez CRAS IV e na última semana de novembro, dias 28 e 29 no CRAS I.

Os interessados em realizar o cadastro devem comparecer ao CRAS de seu território, portando documentos de todos os moradores da casa (original e xerox), como: RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, carteira de trabalho, holerite atualizado, comprovante de residência,  e declaração escolar. 

O objetivo do mutirão é ajudar as pessoas que precisam de atendimento no Cadastro Único e estão com dos dados desatualizados, ou aqueles que ainda não estão inseridos no sistema.

 

SOBRE O CADÚNICO

O CadÚnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. É a partir destes dados, que os governantes podem fazer diagnósticos e aplicar políticas públicas para ajudar a população mais humilde. Boa parte dos principais programas do Governo Federal tomam como base o CadÚnico para selecionar usuários. Benefícios como o Auxílio Brasil, o vale gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica funcionam desta forma.

A simples entrada no CadÚnico não garante automaticamente o recebimento de nenhum programa social, nem do Governo Federal, e nem de estados e municípios. De todo modo, quem está na lista naturalmente tem mais chances de ser selecionado.