Atendimento: das 8h00 às 17h00 - Rua Bahia, 1264 - Centro - CEP: 15600-000 (Paço Municipal) - Fone: (17) 3465-0150

Dentistas fazem avaliações preventivas ao câncer de boca

Secretaria Municipal De Saúde - 11/05/2018

71ce31804b9967050f55e5378750d187equipe.jpg

Toda a rede municipal de saúde bucal de Fernandópolis faz plantão neste sábado, 12 de maio

O Brasil vai registrar este ano 14.700 casos novos de câncer de boca, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com a intenção de evitar a doença em Fernandópolis, a Secretaria Municipal de Saúde realiza de 23 de abril a 1° de junho a Campanha de prevenção do câncer de boca, sendo que neste sábado, 12 de maio, todas as unidades de saúde estarão abertas para atendimento ao público-alvo.

Esta campanha prioriza as pessoas com mais de 45 anos de idade dentro dos grupos que fazem parte do público-alvo da vacinação contra a gripe. Porém, todo morador pode ser encaminhado para atendimento, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e passar por avaliação pelo cirurgião dentista.

A ação é coordenada pelo CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e tem como objetivo diagnosticar toda e qualquer alteração em cavidade oral, sendo ou não maligna e encaminhar para avaliação especializada e tratamento, quando necessário.

Toda rede de saúde do município de Fernandópolis está envolvida nesta ação. Para participar, o munícipe deverá procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. Neste sábado, 12, além das unidades, haverá atendimento na Central de Saúde e na praça Joaquim Antônio Pereira (Central), onde cirurgiões dentistas estarão disponíveis para realizar o exame intrabucal das pessoas que procurarem.

A avaliação é realizada por meio do exame intrabucal pelo cirurgião dentista. Ele verifica toda cavidade oral, incluindo lábios, gengiva, céu da boca (palato), assoalho da boca, língua, orofaringe (garganta) e dentes.

Os pacientes que forem diagnosticados com qualquer alteração, seja maligna ou benigna, serão encaminhados para o CEO para avaliação por especialista e realização de conduta necessária.