Cadip destaca a importância do uso de preservativo em relações sexuais

Secretaria Municipal De Saúde - 09/02/2018

03af62abde3a388fbee9e2619abae663preservativo-1.jpg

Em Fernandópolis são acompanhas 400 pessoas com HIV/Aids

Carnaval é tempo de festa, de folia, de paquera, namoro e também de relacionamentos sem compromisso, mas é preciso curtir com proteção. Por essa ser uma das datas do ano que mais chamam atenção no país, o Cadip (Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias) realiza um trabalho de conscientização relacionado à importância do uso do preservativo nas relações sexuais.

Além de evitar uma gravidez indesejada, o preservativo previne muitas doenças sexualmente transmissíveis que as pessoas esquecem ou até desconhecem. Em Fernandópolis, os preservativos (masculino e feminino) estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde e na Santa Casa; são oferecidos também em casas de programa, motéis e postos de combustíveis.

O Cadip realiza hoje, em média, 50 atendimentos por mês de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e atualmente 400 pessoas são acompanhadas com HIV/Aids.

O risco de contrair alguma IST ocorre nos três tipos de relações sexuais: oral, vaginal e anal, sendo a última onde o risco é maior. Para conscientizar a população sobre os tipos de IST, a chance de se contrair alguma infecção incurável e a gravidade de algumas delas, o Cadip faz campanhas, palestras erodas de conversa com a comunidade.

O atendimento no Cadip é feito de maneira agendada. Os pacientes são encaminhados seja pelas unidades de saúde do município, ou pelos 12 municípios que fazem parte da microrregião. O serviço é realizado por uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogo, dentista, farmacêutico e fisioterapeuta), sendo atendidas as pessoas acometidas por doenças infecto-parasitárias, como HIV/Aids, Hepatites Virais, Hanseníase, Tuberculose, Sífilis, entre outras.

Atividades programadas pelo Cadip no período de Carnaval:

- 04/02/2018 = testagem rápida (HIV, sífilis, hepatite B e C) e orientações a respeito das IST’s no CCI da Vila Veneto, às 16 horas;

- 08/02/2018 = testagem rápida (HIV, sífilis, hepatite B e C) e orientações a respeito das IST’s na Praça Central (Feira), às 19 horas;

- 09/02/2018 = entrega de kits de prevenção no trânsito da cidade (Pit Stop), semáforo no cruzamento da avenida dos Expedicionários com a rua Espírito Santo, às 19 horas.