Prefeitura adota o ‘espaço árvore’ nos prédios públicos

Secretaria Municipal de Meio Ambiente - 11/10/2017

51b912dafcdaf5b079f77f9da5a00001imagem-3.jpg

Até o momento, 30% das áreas municipais já foram contempladas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fernandópolis tem implantado o uso do “espaço árvore” nas calçadas dos prédios públicos da Prefeitura. Locais como o Paço Municipal, Secretarias de Trânsito, Cultura, Educação e Saúde, Iprem e o distrito de Brasitânia já foram contemplados.

“O ‘espaço árvore’ é um local que a gente julga adequado para o bom crescimento de uma árvore; a sua largura deve ser de 40% do tamanho da largura da calçada e o comprimento o dobro da largura”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ângelo Veiga.

Cada árvore plantada nestes locais recebe uma placa com a identificação de sua coordenada geográfica, de tal maneira que seja possível identificar e cuidar melhor de todas elas. “Além dos prédios públicos, os novos loteamentos também devem ter ou calçada ecológica ou o ‘espaço árvore’ com a obrigatoriedade de ter já plantado uma árvore em cada lote”, contou Ângelo.

Nos loteamentos, as espécies de árvores a serem plantadas e os modos corretos de plantio e manejo devem obedecer ao Guia de Arborização Urbana, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.