Campanha de vacinação antirrábica acontece no final do mês

Secretaria Municipal De Saúde - 12/09/2017

75a9005ee58e6faf1df40d2347a51262vacina.jpg

Cidade tem 19 pontos de vacinação para atender os cerca de 15 mil animais

Está marcada para os dias 23, 24 e 30 de setembro a campanha de vacinação antirrábica em Fernandópolis. A ação é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, sob coordenação do Centro de Controle de Zoonoses.

Ao todo, são 19 pontos de vacinação para atender cerca de 15 mil animais, entre cães e gatos que tenham a partir de 3 meses de idade. É fundamental que todos sejam imunizados.

No dia da vacinação: os animais devem ser transportados com segurança, evitando acidentes; cães bravos devem usar focinheira; os gatos devem ser transportados em caixas de transporte adequadas ou similares; água e alimentação devem ser oferecidas normalmente; as seringas e agulhas são descartáveis, e a vacinação é gratuita.

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

Nos dias 23 e 24 a ação é realiza na cidade, no dia 30, no distrito de Brasitânia. Veja os pontos de vacinação, que funcionarão das 8 às 16h:

Sábado – 23/09

Escola Municipal José Cardoso Tavares (Jardim Uirapuru)

Panificadora São Francisco (Jardim São Francisco)

Centro Comunitário do Jardim Paulistano

Centro Comunitário do Jardim Independente

Escola Municipal João Garcia Andreo

Centro Comunitário da Cohab Antônio Brandini

Centro de Educação Ambiental (Horto Municipal)

Escola Estadual Fernando Barbosa Lima (Jardim Araguaia)

Escola Estadual Professor Antônio Tanuri

Centro Comunitário Santa Mônica (Alto das Paineiras)